Saiu no Observatório da Imprensa, matéria de Venício A.de Lima, que o Índice de Confiança Social, medido pelo IBOPE Inteligência desde 2009, aponta que a mídia no Brasil foi a instituição que apresentou a maior queda de credibilidade: de 71 pontos na primeira pesquisa, para 55 em 2011; 16 pontos a menos.
Não é difícil entender o porquê. Revistas orquestradas com o crime organizado, jornalismo partidário, comerciais em forma de notícias, tentativa de golpe contra o governo eleito democraticamente, especialistas de mentira em bolinhas de papel de verdade, excelência em fazer seu público de idiota.
Ontem mesmo, no Jornal da Globo, o ancora da emissora anuncia que o país subiu 5 pontos no ranking dos países mais competitivos do mundo, chegando pela primeira vez a figurar entre os 50 melhores do mundo; posição nunca alcançada antes, mas que de acordo com ele só não está melhor por causa do governo. (Qual governo conseguiu colocação melhor que esta mesmo?)
Na Band, o Jornal da Noite revelou quais foram os assuntos tratados pelo ex-presidente Lula e a presidenta Dilma em reunião a portas fechadas, da qual ninguém sabia do assunto. Pai Casóy está virando cartomante de mão cheia! (E onde anda mesmo o compromisso do jornalismo com a verdade?)
A grande notícia política de hoje foi o prefeito de Guapimirim preso por corrupção, junto com seu secretário e também a candidata dele ao próximo mandato na prefeitura da cidade. Nenhum dos jornais achou correto alertar aos eleitores qual o partido do meliante, coisa que podemos ter certeza que não era o PT, pois este partido não é poupado nem mesmo quando o STJ o inocenta, o que nos leva a crer que o partido é o bode expiatório de tudo de ruim que acontece no país.
Como se não bastasse tratar seu público como idiotas, fazer todas essas sujeiras (e outras tantas), se acharem com mais autoridade para julgar que os juízes do país, ainda querem vender a todos que regularização da mídia é censura à imprensa!